segunda-feira, 8 de agosto de 2011

LEITURAS POSSÍVEIS

O que está implicado no ato de ler uma imagem, em especial uma obra de arte?

 




History, 1968 - Antônio Dias

O que é mais importante?
A leitura  da arte como decodificação mecânica ou como processo de compreensão?
The Americam Death: Bamboo!, 1967 - Antônio Dias


Ícaro, 1943 - Heri Matisse

Ao ler uma obra de arte, estamos entrelaçando informações do objeto, suas características formais, cromáticas, informações do leitor, imaginação.
Tropical, 1917 - Anita Malfatti


O torso de gesso, 1919 - Henri Matisse
A leitura depende do que está na frente e atrás dos nossos olhos.
Adalgisa e o artista, 1927 - Ismael Nery

Moon, 2007 - Beatriz Milhazes

O olho seleciona, organiza, discrimina, associa, classifica, analisa, constrói. Não atua como um espelho que, tal como capta, reflete.
Ascenção definitiva de Cristo, 1932 - Flávio de Carvalho


Sem título, 1989 - Nuno Ramos
A marca maior das artes plásticas é querer dizer o indizível, ou seja, não é um discurso verbal, é um diálogo entre formas, cores, espaços.
Caipira picando fumo, 1893 - Almeida Júnior


Tarde em Toulon, 1893 - João Batista Castagneto

O livro "A educação do olhar no ensino das artes", aborda a existência de cinco estágios de compreensão da estética, sendo:

PRMEIRO ESTÁGIO: DESCRITIVO NARRATIVO
Mencionar as formas e as cores mais manifestadas
Prestar atenção aos aspecto mais chamativos da obra e eleger aleatoriamente alguns detalhes para analisar.
O que a obra significa a partir da forma, da cor e do tema
Bananas e Metal, s/data - Pedro Alexandrino


Auto-retrato, 1908 - Arthur Timóteo da Costa

SEGUNDO ESTÁGIO: CONSTRUTIVO
Relacionar as partes da imagem com sua totalidade, demonstrando a percepção de uma hierarquia nos elementos.
Formar uma ordem de leitura e reflexões sobre como o trabalho de arte se encaixa naquilo que já conhece sobre o mundo.
Domínio técnico.
Bananal, 1927 - Lasar Segall
TERCEIRO ESTÁGIO: CLASSIFICATIVO
 Quem e por que?
Busca informações na própria imagem e na história da arte
Procurar dicas informativas para compreender  obra
As emoções não devem interferir na leitura da obra
São Paulo, 1924 - Tarsila do Amaral

QUARTO ESTÁGIO: INTERPRETATIVO
Interpretação baseada nas informações presente na própria imagem e na intuição de uma memória carregada de afeto
Percebe que pode haver muitas respostas diferentes para um trabalho de arte, mesmo de um único espectador
Em que momentos o leitor vivencia a experiência estética

Campbell's Soup I: Tomato, 1968 - Andy Warhol

QUINTO ESTÁGIO: RE-CRIATIVO
Muita experiência em analisar obra de arte, mente crítica.
Conhece o papel que as recordações e os sentimentos desempenham na interpretação dos símbolos.


AS IMAGENS ESTUDADAS FAZEM PARTE DO PROJETO DE EDUCAÇÃO DA PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário