domingo, 29 de janeiro de 2012

DOUTRINAS DA NOVA ESTÉTICA SEGUNDO OSCAR WILDE



TRECHOS DO LIVRO: Histórias de Oscar Wilde. São Paulo: Editora Cultrix, 1964

A VIDA IMITA A ARTE MUITO MAIS DO QUE A ARTE A VIDA
"A vida apresenta o espelho à Arte e reproduz qualquer tipo estranho imaginado pelo pintor, pelo escultor, ou então realiza de fato o que tenha surgido em ficção. cientificamente falando, a base de Vida é o desejo da expressão. E a Arte apresenta-nos constantemente numerosos meios de chegar a expressão. Jovens se suicidam porque Julieta e romeu acabaram assim."

A NATUREZA IMITA A ARTE
"A natureza é a nossa criação. As coisas só existem porque nós as vemos e aquilo que vemos, como vemos depende das Artes que influem sobre nós. olhar uma coisa e vê-la são fatos diferentes. não se vê uma coisa senão quando se compreende sua beleza.
Presentemente, a gente vê o nevoeiro, não porque ele existia, mas porque poetas e pintores ensinaram o encanto misterioso de seus efeitos."

A ARTE POR ELA MESMA
"A arte não exprime mais nada, a não ser ela mesma. A arte desenvolve-se puramente nas próprias linhas; não simboliza nenhuma época, mas, ao contrário, tem nas épocas os seus símbolos.
Os que proclamam representar a Arte uma época, um lugar ou um povo reconhecem que, quanto mais uma arte é imitativa, menos nos representa o espírito de seu tempo. Quanto mais uma arte é abstrata´e ideal, melhor nos revela o caráter de sua época. Se quizermos compreender uma nação pela sua arte, estudemos a sua arquitetura e sua música.
Nenhum grande artista vê as coisas como elas são realmente. E, se isto lhe acontecesse, não seria mais um artista.
Se queres apreciar um efeito japonês, não há necessidade de fazer uma excurssão a Tóquio! Ao contrário, fica em tua casa e mergulha-te na obra de certos artistas do Japão; quando tiveres assimilado a alma do seu estilo e sua visão imaginativa, escolhe qualquer tarde para passeares no Parque, e se não vires efeitos absolutamente japoneses então não os verá em parte alguma."

E OS RETRATOS? CERTAMENTE SÃO PARECIDOS COM AS PESSOAS QUE PRETENDEM REPRESENTAR
"Tão parecidos que, dentro de 100 anos ninguém acreditará neles. Os únicos retratos nos quais nos fiamos são aqueles em que há bem pouco do modelo e muito do artista.
Muitos dos nossos retratistas modernos estão condenados a um esquecimento absoluto, porque nunca pintam o que chegam a ver. Pintam o que o públiuco vê e o público nunca vê coisa alguma.

DOUTRINAS DA NOVA ESTÉTICA
1- A ARTE NUNCA EXPRIME MAIS NADA, A NÃO SER A PRÓPRIA ARTE
2- TODA ARTE FALSA PROVÉM DE UM RETORNO À VIDA E À NATUREZA (realismo x imaginação)
3- A VIDA IMITA MUITO MAIS A ARTE DO QUE É IMITADA PELA ARTE.
4- A EXPOSIÇÃO DAS COISAS FALSAS CONSTITUI O VERDADEIRO INTENTO DA ARTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário