sexta-feira, 12 de abril de 2013

Conotativo e Denotativo na Publicidade

 
A propaganda antiga da Lacta pode ser denominada como denotativa, pois é simplesmente um fundo preto com os dizeres: “Prefiram Lacta. Chocolate e leite, o mais delicioso” (contendo também embaixo da propaganda o nome da uma loja e seu endereço). Não encontrei nenhuma conotação, há apenas a marca do chocolate, um escrito dizendo que é chocolate ao leite e por isso é o mais delicioso - a maioria das crianças ou adultos preferem chocolate ao leite.

A propaganda mais recente da Lacta pode ser denominada como conotativa, pois está escrito “Não sabe onde está seu chocolate? É Lacta!”. Esses dizeres estão em branco sobre um fundo azul (que são as cores da embalagem da Lacta), fazendo com que o consumidor reforce em seu inconsciente a marca e as cores da Lacta. Acredito ser conotativa, também por que se levarmos ao “pé da letra” a frase da propaganda não fará sentido. Ao dizer “É Lacta!” muito provável mente usou o nome da marca para se referir como “é fácil!”, ou o importante não é saber onde o chocolate está e sim saber que é um chocolate Lacta. A única parte denotativa é a marca escrita e a foto do chocolate. Conotativamente consegue-se imaginar que seria sobre essa marca apenas pelas cores postas na propaganda.


Considerações: Análise coerente

Nenhum comentário:

Postar um comentário