O meu entendimento sobre o assunto, pelo que aprendi nas
aulas anteriores essa imagem, apesar do carro estar como referencia na foto ela
não deixa os telespectadores com 100% de certeza de onde a imagem quer chega e
nem o que ela esta querendo dizer. Então no meu ponto de vista esta imagem é
CONOTATIVA, porque ela transmite certa dúvida. Ai ela poderia estar falando
também da máquina que está na mão do homem, do prédio e não tem nenhuma
propaganda falando sobre o produto. A não ser o preço e o nome do veiculo que
estava em baixo da imagem, (que não consegui encontrar novamente). O que
podemos dizer sobre essa imagem? Que o carro tira qualquer um do seu estado
normal, porque o operário sai da sua rota, ficou babando pelo carro que até se
atrapalhou no que estava fazendo às vezes também o circulo com a tinta envolta
do carro pode ser para que ele destacasse ainda mais. Que independentemente do
período; se é de manha, noite ou madrugada o carro sempre vai estar em destaque. Porque
apesar da imagem ser preto e branco, o carro está sendo o ponto principal da
foto. E o ponto de fuga da imagem vem da direita pra esquerda diferentemente da
maioria das propagandas ou quadros, e a sombra vem vindo do fundo do ponto de
fuga da direita e se destaca na esquerda. Obs: (o preço falava das parcelas, então poderíamos dizer q é tão fácil
comprar que até um operário poderia ter um). Observa bem a expressão do
operário ele esta vidrado no carro, parece que esta até meio abobado, ele parou
o que estava fazendo para ficar admirando o veículo. O Legal também é a posição
em que o carro esta, parece estar esticado isso devido ao ângulo em que a foto
foi tirada, com certeza foi proporcional, porque esses carros geralmente são
pequenos e nesse ângulo ele ficou comprido. Com o carro maior na propaganda é
um item a mais que acrescenta, e com isso atraem, mas clientes pra perto dele.
Já essa está estampada pra todos
verem! Essa com certeza é DENOTATIVA porque alem de ter o produto na imagem tem
um texto falando sobre o produto e suas qualidades, um texto bem afirmativo. E
a imagem consiste em um sentido próprio e único de interpretação afirmando aos
expectadores o seu objetivo falar bem do veículo para que ele seja vendido. Mas pela extensão da propaganda o carro não
era muito bom de comércio, pois tem um texto abaixo falando do carro e quando é
assim pode saber que o veiculo não foi aprovado, e eles queriam vender ele na
marra. E pelo outro lado pode ser também a época, vai que eles não eram
específicos e gostavam de ficar falando muito sobre suas mercadorias. Mas
apesar de todas essas informações sobre o veiculo, eu achei essa propaganda
meio apagada. Ela também quis que transparecesse que o veiculo era um automóvel
muito luxuoso, confortável e que todos que o tinham era da elite social da
época! Exemplo: O casal elegante no cantinho quis mostrar isso. Achei muito
engraçada a frase principal: O carro MAIS
querido em todo o mundo! (Mais querido) kkkkk. Essa colocação ficou totalmente
fora de contexto e como visão semiótica cada um tem sua forma de enxergar essa
é minha análise sobre esta propaganda. Apesar de ter achado ela meio apagada,
escolhi-a por ser engraçada. Eu notei que as propagandas das décadas anteriores
gostavam muito de falar da elite social, e que para você fazer parte dela tinha
que compartilhar com eles dos produtos vendidos, elas eram todas iguais.
E hoje também é assim pra você
ser notado, legal, bonito ou estar na moda também é assim, mas as propagandas
não especificam bem isso elas deixam sempre duvidas no ar. São quase todas bem conotativa
CONSIDERAÇÕES: Boa análise.
s.
Nenhum comentário:
Postar um comentário