domingo, 7 de abril de 2013

CONOTATIVO E DENOTATIVO NA PUBLICIDADE


O meu entendimento sobre o assunto, pelo que aprendi nas aulas anteriores essa imagem, apesar do carro estar como referencia na foto ela não deixa os telespectadores com 100% de certeza de onde a imagem quer chega e nem o que ela esta querendo dizer. Então no meu ponto de vista esta imagem é CONOTATIVA, porque ela transmite certa dúvida. Ai ela poderia estar falando também da máquina que está na mão do homem, do prédio e não tem nenhuma propaganda falando sobre o produto. A não ser o preço e o nome do veiculo que estava em baixo da imagem, (que não consegui encontrar novamente). O que podemos dizer sobre essa imagem? Que o carro tira qualquer um do seu estado normal, porque o operário sai da sua rota, ficou babando pelo carro que até se atrapalhou no que estava fazendo às vezes também o circulo com a tinta envolta do carro pode ser para que ele destacasse ainda mais. Que independentemente do período; se é de manha, noite ou madrugada o carro sempre vai estar em destaque. Porque apesar da imagem ser preto e branco, o carro está sendo o ponto principal da foto. E o ponto de fuga da imagem vem da direita pra esquerda diferentemente da maioria das propagandas ou quadros, e a sombra vem vindo do fundo do ponto de fuga da direita e se destaca na esquerda. Obs: (o preço falava das parcelas, então poderíamos dizer q é tão fácil comprar que até um operário poderia ter um). Observa bem a expressão do operário ele esta vidrado no carro, parece que esta até meio abobado, ele parou o que estava fazendo para ficar admirando o veículo. O Legal também é a posição em que o carro esta, parece estar esticado isso devido ao ângulo em que a foto foi tirada, com certeza foi proporcional, porque esses carros geralmente são pequenos e nesse ângulo ele ficou comprido. Com o carro maior na propaganda é um item a mais que acrescenta, e com isso atraem, mas clientes pra perto dele.


Já essa está estampada pra todos verem! Essa com certeza é DENOTATIVA porque alem de ter o produto na imagem tem um texto falando sobre o produto e suas qualidades, um texto bem afirmativo. E a imagem consiste em um sentido próprio e único de interpretação afirmando aos expectadores o seu objetivo falar bem do veículo para que ele seja vendido. Mas pela extensão da propaganda o carro não era muito bom de comércio, pois tem um texto abaixo falando do carro e quando é assim pode saber que o veiculo não foi aprovado, e eles queriam vender ele na marra. E pelo outro lado pode ser também a época, vai que eles não eram específicos e gostavam de ficar falando muito sobre suas mercadorias. Mas apesar de todas essas informações sobre o veiculo, eu achei essa propaganda meio apagada. Ela também quis que transparecesse que o veiculo era um automóvel muito luxuoso, confortável e que todos que o tinham era da elite social da época! Exemplo: O casal elegante no cantinho quis mostrar isso. Achei muito engraçada a frase principal: O carro MAIS querido em todo o mundo! (Mais querido) kkkkk. Essa colocação ficou totalmente fora de contexto e como visão semiótica cada um tem sua forma de enxergar essa é minha análise sobre esta propaganda. Apesar de ter achado ela meio apagada, escolhi-a por ser engraçada. Eu notei que as propagandas das décadas anteriores gostavam muito de falar da elite social, e que para você fazer parte dela tinha que compartilhar com eles dos produtos vendidos, elas eram todas iguais.
E hoje também é assim pra você ser notado, legal, bonito ou estar na moda também é assim, mas as propagandas não especificam bem isso elas deixam sempre duvidas no ar. São quase todas bem conotativa

CONSIDERAÇÕES: Boa análise.
s.



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