sexta-feira, 12 de abril de 2013

DENOTATIVO E CONOTATIVO NA PUBLICIDADE

 

A primeira imagem defini como DENOTATIVA (publicidade de sabonete da década de 60,sabonete Lux). A imagem se trata de uma foto da Jane Fonda, segurando o sabonete com um olhar angelical, mas ao mesmo tempo sedutor seguido da frase “Adoro Lux, deixa a minha pele maravilhosamente macia!”. A mensagem e a foto por si só já denotam a efetividade e a utilidade do produto, bem diretamente, sem rodeios mostrando para o que ele serve e suas qualidades. Outra frase de rodapé fecha o anuncio: 9 entre 10 estrelas usam Lux!.Interessante também frisar a imagem da flor que já denota a fragrância do produto, não bastasse à clareza o anúncio ainda é narrado: “Jane Fonda fala-nos de Lux”.
A imagem é limpa e direta, clara, e sua mensagem é passada de cima para baixo. O anúncio é simples, mas frisa claramente o público que quer atingir usando a publicidade falando sobre famosos usando Lux.
 
 
A segunda imagem se trata de uma publicidade do mesmo produto, sabonete Lux, porém, em nova versão em caixinha, anuncio do século XXI, conclui a imagem como CONOTATIVA, apesar de mostrar claramente a caixa do produto ela passa uma mensagem de que todas que usufruírem de seus benefícios podem se tornar “divas”. É usada uma montagem digital, a caixa do produto extremamente grande, no lugar da cabeça da modelo, como se ela “vestisse” o produto se tornando imediatamente uma diva, sem nenhuma referencia ao sabonete deixar a pele macia, cheirosa etc., mas com essa conclusão e leitura do anúncio já se engloba tudo isso e muito mais. ”Novo Lux em caixinha, somos todas divas!” , essa frase é colocada discretamente ao lado da imagem, que é o foco principal da leitura do anúncio, a modelo usa salto alto uma saia de paetês,em um fundo de estúdio dégradé, com uma iluminação que remete á algo mais intimista mais ao mesmo tempo em uma sessão de fotos, sua pele brilha e parece macia, mas o anuncio não faz referencia direta á isso, é tudo mais “subliminar”, porem não deixa de passar seu recado ao seu publico alvo.
CONSIDERAÇÕES: Análise coerente

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